quinta-feira, 19 de março de 2009

Como ler livro no celular

Como ler livros no celular
08/16/2008
Leve seus livros e textos para onde quiser no celular.
Primeiramente você deve ter certeza de que seu celular tem suporte a aplicativos Java, pois se não tiver nem continue lendo. Segundo, deve ter o que vai ser lido (livros, horários de ônibus, grade horária, enfim, qualquer arquivo de texto vale) em um arquivo texto (com a extensão .txt). Se o livro foi baixado da internet, provavelmente ele virá ou em formato pdf ou em formato doc, mas há jeitos de converte-los.
Vamos ao passo-a-passo então.
1. Baixe o programa mjBookMaker. Ele transforma os arquivos .txt em .jar que é a extensão dos aplicativos java para celulares.
2. Ele vira zipado, para extrai-lo abra o arquivo BookMaker.zip com algum compactador de arquivos (WinRar, Winzip, 7z, etc) e arraste o arquivo BookMaker.exe para uma pasta da sua preferência.
3. Se o arquivo for .doc é só abrir o arquivo com o Word, selecionar todo o texto (Editar > Selecionar Tudo ou Ctrl+T) , abrir o bloco de notas, colar o texto (Editar > Colar ou Ctrl+V) e salvar como nomedolivro.txt.
4. Se o arquivo for .pdf é só abrir o arquivo com o Adobe Reader selecionar todo o texto (Editar ou Edit > Selecionar Tudo ou Select All ou Ctrl+A) abrir o bloco de notas, colar o texto (Editar > Colar ou Ctrl+V) e salvar como nomedolivro.txt.
5. Depois de ter passado o livro para um arquivo .txt agora só falta converte-lo para um aplicativo java e passar para o seu celular. Abra o BookMaker.exe.
1. Book name (midlet name): é onde você colocará o nome do livro que você vai converter, você pode colocar o nome que quiser, mas é normal colocar do que se trata.
2. Information about book, author etc: é onde você colocará, se quiser, sobre o livro e sobre o autor do mesmo. (Opcional)
3. Source text file: é onde você indicará onde está o arquivo txt que você quer que converta.
4. Max size of text part (in bytes): aqui você indicará qual o máximo de bytes que cada parte do arquivo terá, se o tamanho total do arquivo final for menor que o tamanho declarado neste campo, o arquivo final ficará inteiro em um só, se não ele será quebrado em x arquivos.
5. Font: neste campo você seleciona qual o tipo de fonte escolhida entre outras opções relativas à fonte. (Aconselho o uso de Tahoma ou Verdana)
6. Line spacing/Char spacing: serve para mudar o espaçamento entre linhas e caracteres, variando de -1 a 1 sendo 0 o recomendado.
7. Font Color/Back Color: respectivamente, cor da fonte e cor do fundo, dê preferência para cores contrastantes (ex: branco e preto).
8. Neste campo você seleciona qual o tamanho da tela do seu celular em pixels, se o tamanho não estiver disponível escolha o que mais estiver próximo.
9. Preview de como ficara o livro na tela do seu celular. Sujeito a alterações dependendo do celular.
6. Depois de selecionada todas as preferências para seu livro clique Start e espere ele concluir o trabalho. Assim que estiver concluído, clique em Show midlets, e abrirá uma pasta com os arquivos gerados. Se o tamanho do arquivo .jar não ultrapassou o limite estabelecido por você para quebra de arquivo, ele deve ter criado 4 arquivos: nomedolivro.ini (arquivo com as preferências usadas neste arquivo), nomedolivro.jad (arquivo de configuração), nomedolivro.jar (o aplicativo java em si) e nomedolivro.log (arquivo de log, das ações feitas pelo programa na conversão).
7. Agora é só passar o arquivo nomedolivro.jar para seu celular e aproveitar o seu celular para mais uma função.
qualquer dúvida é só deixar nos comentários que terei o prazer de responder.
Entry Filed under: Celular, Livros, dicas. Tags: Celular, leitura, Liv
http://www.softonic.com.br/s/arquivos-jar:celular


14:40 Postado por Naa
Há mais de 1 ano me pegou de surpresa um fato interessante: é possível ler livros pelo celular! Claro, nem todos os celulares têm capacidade pra aceitar os arquivos de extensão .jar. Mas a maioria dos modelos da sony ericsson parecem ter essa capacidade. Quem ainda não conhece esse método de leitura, acompanhe:

1) Como eu posso ler um livro pelo celular?

Seu celular deve ter o componete JAVA, qual irá ler o arquivo de livro em extensão .jar.

2) Onde encontrar os livros?

O mais correto todo mundo sabe é comprar livros. E também, todos sabemos, que hoje em dia é muito fácil encontrar qualquer livro que você procure e fazer download em .pdf ou .doc. Algumas opção pra download:
- Um site bacana pra encontrar vários tipos de arquivos (desde músicas, programas à livros, etc) é o 4shared. Tudo que precisa fazer é usar palavras chave como 'e-book' que é a denominação pro livro virtual (digamos assim).
- Existem comunidades no orkut que tratam do assunto, como por exemplo Livros no Celular. Mas basta procurar por mais comunidades e buscar por tópicos que lhe interessam. Há tópicos para pedidos e pedidos concedidos, só procurar pelo título que você deseja.

3) Eu não consigo encontrar o livro que eu quero com extensão .jar o que faço?

Se você já procurou no google e tudo mais e apenas conseguiu seu livro em .doc ou .pdf - não desanime. Faça uma seleção total do livro, copie e cole no bloco de notas, salvando com o título em extenção .txt.
Com o seu arquivo .txt em mãos você só terá que transformar em .jar. Não tem como fazer isso apartir de outra extensão.
O programa mais usado pelos internautos para essa transformação é o mjBookMarker, se quiser pode fazer o download pelo link no 4shared. [aqui] Para saber como usar, confira este tutorial do Fórum GSMFans. Uma dica é deixar o 'max size text part' em 999999 (quantos 9 couberem) pq evita que saiam mais de 1 arquivo java por livro.

Lista com livros pra download: Katalivros e Lista 4961cef.
Como eu sou uma boa menina, vou indicar também um site pra quem gosta de comprar livros. É um site chamado Estante Virtual, que possui milhares de livros usados à venda online. Eu já comprei vários livros pelo site e além de seguro é ótimo. Conta com um acervo enorme e muito chamativo pra todos que apreciam leitura.

Fonte de Pesquisa: Sony Ericsson, Wikipédia, Google. Imagens em We Heart It.
Marcadores: tecnologia, tutorial



LIVROS GRATIS PARA LER NO CELULAR
http://katalivros.com/index2.asp?res=0

4 comentários:

andreza disse...

bom dia!depois de convertido para jar,pelo mjbookmaker,quando clico no jar,aprece o seguinte!failed to load main-class from directorio.por que ocorre esse erro?

Unknown disse...

Boa noite, meu telefone é um samsung m2520, passei os arquivos para ele , mas quando clico para abrir dá erro de java formato inválido.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite, meu telefone é um samsung m2520, passei os arquivos para ele , mas quando clico para abrir dá erro de java formato inválido.